top of page

Eutrofização do Parque do Lago, Salto/SP, como funciona.

  • Biólogo Cleusson B. Bortoleto
  • 21 de jan. de 2017
  • 3 min de leitura

Moradores do Município de Salto questionam a limpeza do Lago de um de seus Parques e Ponto Turístico da Cidade.


Neste dia, 21 de janeiro de 2017, matéria do Jornal municipal (Jornal Estância), na primeira página, mostra a insatisfação de moradores e frequentadores de um dos parques municipais e ponto turístico da cidade, Parque do Lago, sobre as plantas aquáticas e algas que estão tomando conta de seu espelho d´água.

Devido as fortes chuvas na região e efeitos antrópicos, o lago está recebendo uma quantidade maior de matéria orgânica que poderia comportar em suas águas naturalmente, assim este efeito chamado eutrofização se torna muito visível e feio para a estética do parque.

Mas de maneira simples tentarei explicar o que acontece:

A entrada de matéria orgânica de origem antrópica no meio aquático aumenta muito a quantidade de nutrientes disponíveis no meio, desequilibrando os processos de fotossíntese e decomposição. Porque antrópica, são efeitos causados pela intervenção humana, como o desmatamento e a poluição, sendo assim as enxurradas que estão assoreando o lago, levam muita matéria orgânica juntamente com solo para o lago.

Com a decomposição da matéria orgânica liberam-se nutrientes para o meio que serão utilizados pelas algas e vegetais superiores para o seu crescimento. Geralmente, em ambientes naturais há baixa concentração de matéria orgânica e escassez de nutrientes, limitando o crescimento das algas.

Os principais nutrientes são o nitrogênio e o fósforo e sua importância para o meio aquático está relacionada com a produção primária do ambiente (por algas e vegetais superiores). A produção primária é a base de sustentação das teias alimentares estabelecidas nas regiões fóticas (que recebem luz solar suficiente para a realização de fotossíntese) dos ecossistemas.

Em um ambiente eutrófico, poderá ocorrer queda na concentração de Oxigênio Dissolvido, excesso de algas (floração) que irá prejudicar a qualidade da água para o abastecimento, o desenvolvimento excessivo de plantas flutuantes como o aguapé (Eichhornia crassipes) ou a alface-d’água (Pistia stratiotes),

Então acaba sendo um processo que ocorre pela quantidade excessiva de nutrientes recebidos, que geram os componentes em ambundância para o aumento das plantas aquáticas.

mas ha algumas providencias que podem ajudar:


Controle Preventivo

A qualidade da água, medida pela cor, odor, sabor, presença de microorganismos e, transparência é afetada pelo recebimento de águas de chuva e outros afluentes que cheguem carregados de solo e outros detritos. Medidas simples de controle de erosão, construção de áreas de inundação anexas à lagoa, plantio de grama nos cursos de acesso à lagoa e nas margens, manutenção desta grama baixa, elevação das bordas da lagoa e manter os animais afastados, podem ajudar.


Controle Mecânico


Retirada das algas em excesso, desde que se faça um estudo para quantificar a proporção que deverá ser retirada , e o que realmente deverá ficar para manter a ecologia do lago, neste explico, que a quantidade de matéria orgânica recebida pelo lago e o aumento excessivo de algas, já alterou a ecologia do lago, e quando as algas começarem a morrer devido, se inicia o processo de produção de toxinas, que irão matar a fauna aquática (Peixes).


Aeração


A aeração melhora inúmeras condições da água:

1. neutraliza o pH para valores próximos de 07, fazendo precipitar o fósforo, o cálcio e outros nutrientes dissolvidos, prevenindo o aparecimento das algas. Este aumento de pH, também faz desaparecer a amônia, que é transformada em gás nitrogênio, por ação bacteriana; 2. eleva os níveis de oxigênio dissolvido permitindo a criação de peixes e o uso de todo o volume de água disponível; 3. Oxida diretamente o ferro e o manganês precipitando-os retirando a cor negra e melhorando a transparência em pouco tempo;


Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2023 by Mel's Vineyard, Ltd. Proudly made by Wix.com

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
bottom of page