Macacos e a Febre Amarela
- Biólogo Cleusson Brusatti Bortoleto
- 17 de jan. de 2018
- 1 min de leitura

Hoje vi esta foto no Facebook, e realmente achei interessante, o Governo do Estado de São Paulo com esta ação.
Realmente os macacos são tão vítimas quanto nós dos verdadeiros vetores de transmissão desta doença. Como sabemos ela é transmitida pela picada do mosquito No ciclo silvestre, em áreas florestais, o vetor da febre amarela é principalmente o mosquito Haemagogus. Já no meio urbano, a transmissão se dá através do mosquito Aedes aegypti (o mesmo da dengue). A infecção acontece quando uma pessoa que nunca tenha contraído a febre amarela ou tomado a vacina contra ela circula em áreas florestais e é picada por um mosquito infectado. Ao contrair a doença, a pessoa pode se tornar fonte de infecção para o Aedes aegypti no meio urbano.
Os macacos que morrem, acabam sendo um bioindicador de onde ha e por onde a doença esta caminhando. mas se não houver macacos, não tem doença. Sim ela pode existir da mesma maneira, mas só saberemos quando algum ser humano apresentar os sintomas, e não por encontrar macacos mortos na região.
Então MATAR os macacos não adianta nada, pois como disse são tão inocentes e vítimas como nós.
Denuncie aos órgãos ambientais se ver ou souber de matança ou maus tratos a qualquer animal silvestre e neste casa aos macacos.
留言