top of page

O que propicia a propagação e transmissão de DENGUE, ZIKA, CHIKUNGUNYA e agora a FEBRE AMARELA?

  • Biólogo Cleusson B. Bortoleto
  • 6 de fev. de 2017
  • 3 min de leitura

Infelizmente alguns fatores provocados por nossa própria espécie, que chamamos de Efeitos Antrópicos, ou seja, ações do ser humano que interfere no curso normal da natureza, são precursores deste aumento do vetor responsável pela transmissão destas doenças tropicais.

Neste caso falamos da Dengue, Zika, Chikungunya e agora a Febre Amarela, que bate em nossas portas. Aedes aegypti é o transmissor das três primeiras doenças mas pode transmitir a quarta em centros urbano, pois o transmissor da Febre Amarela em nossas matas e beira de rios são os mosquitos Haemagogus ou Sabethes.

Segundo o biólogo Horácio Teles, do Conselho Regional de Biologia, o vírus circula naturalmente entre macacos o tempo todo. Mas, em determinados momentos, predomina uma população de macacos que já é resistente ao vírus. Em outros momentos, novas gerações de macacos que ainda não tiveram contato com o vírus tornam-se mais vulneráveis e o vírus volta a fazer vítimas nas matas.

O aquecimento global e as mudanças climáticas criaram condições favoráveis à reprodução dos vetores que transmitem as doenças mais conhecidas, como dengue, zika, malária, chikungunya, Febre Amarela, etc.

O desmatamento é responsável pela mudança do microclima das cidades, (em um âmbito municipal), ou no contexto da Amazônia, o clima de nosso País. Estes desmatamentos diminuem a área natural onde vivem os hospedeiros destas doenças, exemplo o macaco, o ambiente dos mosquitos e de seus predadores naturais.

Um exemplo sobre como funciona o desmatamento a favor das doenças, foi a pesquisa feita pelo IPEA ( Instituto de Pesquisas Aplicadas) em 2015, realizado no ano passado pelos pesquisadores Nilo Saccaro, Lucas Mation e Patrícia Sakowiski intitulado “A ameaça do desmatamento” cruzando dados de 773 municípios da Amazônia Legal constatou: “-Para cada 1% de floresta derrubada por ano na Amazônia há um aumento na incidência de casos de malária de 23% e de 8 a 9% de casos de leishmaniose. A pesquisa cruzou os dados oficiais no período de 2002-2012. E compararam várias doenças, tais como dengue, doença de chagas, febre tifoide, esquistossomose e leptospirose”.

Assim estes vetores tendem a vir buscar alimento, abrigo e local para reprodução nos ambientes urbanos. Uma das maiores guerras dos municípios na área da saúde, é a fiscalização e combate a estes vetores, pois a população de um modo geral não coopera com os cuidados mínimos para evitar criadouros de mosquito.

Voltando aos desmatamentos, o crescimento urbano desenfreado esta proporcionando a diminuição drástica das áreas naturais, assim fazendo com que estes " MOSQUITOS", venham para as cidades e parques urbanos.

sendo assim, como são hematófagos, ou seja se alimentam de sangue, encontram facilmente sua refeição em qualquer lugar da cidade. Humanos e animais domésticos são um ótimo prato para eles, e nossos hábitos ou falta de hábitos ainda dá de brinde não só a comida, mas a casa e o berçário para eles.

Todo e qualquer objeto que possa manter água reservada, será bem utilizado por eles para sua reprodução, seja em um terreno baldio, na rua, em um beco, na sua casa, no seu quintal, etc.

Bebedouros de seus pet´s devem ser lavados e esfregados utilizando sabão a cada dois dias, vasos sanitários e ralos que não são utilizados devem ser limpos periodicamente e tampados, use vinagre, sim o milenar vinagre, produto de múltiplas aplicações na culinária, é também uma arma para combater a larva que origina o mosquito Aedes Aegypti. Pesquisas científicas comprovaram a ação do ácido acético contido no vinagre, sobre as larvas do Aedes .Na prática, uma colher de sopa de vinagre jogada na água depositada em vasos, panelas, pneus, garrafas ou outros locais de proliferação, provoca a erradicação completa das larvas em no máximo quatro horas, segundo especialistas. O vinagre diluído na água confere ao ambiente aquático um caráter ácido, provocando no trato digestivo da larva danos, que levam à sua eliminação. Essa ação do vinagre independe dos estágios da larva do mosquito.

Já flagrei mosquitos depositando ovos dentro das máquinas de lavar, pois mesmo que não pareça, a água fica armazenada dentro delas, deixe-as tampadas e utilize o vinagre se for o caso.

Devemos cobrar sim, de nossas autoridades uma maior responsabilidade com nossa natureza e suas áreas naturais, a preservação de nossa Fauna e Flora. Devemos cobrar as medidas cabíveis para que a população tenha saneamento básico e a rede de saúde realmente funcione e dê condições de tratamento médico e condições para que os profissionais da saúde possam trabalhar.

Mas para termos estes DIREITOS, devemos term consciência que temos DEVERES, como preservar áreas naturais, armazenar o lixo nos locais corretos, não montar criadouros de mosquitos em nossas residências e trabalhos, seguindo as normas de segurança da Secretaria de Saúde e Zoonoses.






 
 
 

Commentaires


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2023 by Mel's Vineyard, Ltd. Proudly made by Wix.com

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
bottom of page